O relé de estado sólido é um dispositivo eletrônico usados no chaveamento de cargas resistivas ou indutivas com inúmeras vantagens sobre os relés eletromecânicos convencionais.Sua vida útil de milhões de operações, a alta velocidade de manobra sem ruído elétrico, faiscamento ou desgaste mecânico, e a baixa potência necessária para seu disparo, fazem dos relés de estado sólido uma perfeita opção onde o controle com alta precisão é fundamental.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Os SSRs são componentes eletrônicos totalmente em estado sólido, ou seja, não possuem elementos mecânicos ou qualquer tipo de peça móvel. Os SSRs visam principalmente a substituição de relés comuns e contatores.
Os SSRs, desde que aplicados corretamente, apresentam uma série de vantagens como:
A aplicação do relé de estado sólido vem crescendo dia a dia no Brasil. Em muitos países os SSRs são largamente utilizados. Atualmente as maiores aplicações estão em Controle de Processos Industriais, particularmente em controle de temperatura nos aquecimentos e resfriamentos, motores, válvulas, solenóides, lâmpadas, transformadores, etc.As principais áreas de aplicações são:Fabricantes de máquinas ( injetoras, extrusoras, sopradoras, embalagem), indústria alimentícia, iluminação industrial, sistemas de segurança, automação industrial, controladores de demanda de energia, automação bancária, controladores de tráfego, instrumentação eletrônica, equipamentos de testes, equipamentos de escritório, equipamentos médicos, displays, controlador de elevadores, equipamentos de metrologia e indústria de brinquedos.Devido a grande tendência mundial de crescimento nas aplicações com os SSRs, as empresas fabricantes de controladores de temperatura incorporaram saídas pulsadas do tipo PWM especificamente para acionamentos de SSR. Isto também ocorre nos SDCDs e CLPs.